Busca

24 de mai. de 2009

Twitter


Aprenda as melhores maneiras para usar a ferramenta e fazer sucesso

Carol Patrocinio

Um dos nossos leitores mandou um e-mail pedindo ajuda para usar o Twitter da melhor maneira. O Marco Aurélio, de Brazândia, no Distrito Federal, contou que acabou de criar seu login, mas que não sabe direito o que fazer agora. Vamos lá!

Para que serve?
O Twitter é uma ferramenta para você dividir suas ideias, opiniões, links e tudo o que achar interessante com o mundo. No começo, era apenas sobre o que você estava fazendo no momento, mas com a evolução da ferramenta, tudo mudou!

Para se dar bem no Twitter você precisa entender como funciona esse mundo. Twitter não é Orkut, então nada de querer mandar coisas do tipo que você manda por scrap. Ele também não é Messenger, então nada de bater papo por ali, todo mundo vai ver.

Uma coisa é responder algo sobre uma “twittada” boa, fazer com comentário ou complementar com algum link, outra coisa é manter uma conversa com direito a “oi, tudo bom?”. Isso é o tipo de coisa que nenhum “twitteiro” gosta!

Primeiros passos
Faça uma conta no site do Twitter, escolha um nome bacana, que não seja difícil de ser memorizado, falado ou escrito. A foto é importante; você não precisa ser lindo ou perfeito, mas uma foto bem tirada, que tenha foco e mostre o seu rosto é sempre bacana.

Para seguir alguém, esteja logado, entre na página da pessoa e clique em “Follow”, para deixar de seguir alguém, basta fazer o mesmo, mas clicando em “Device updates OFF”.

O que são os códigos que o pessoal usa no Twitter?

@
Sempre que você encontrar o arroba (@) antes de um nome é porque a mensagem foi direcionada àquela pessoa, é como se você olhasse pra ela enquanto fala e não pra todo mundo.

RT (Retwitting)
Essa é a maneira que se faz para mandar para os seus seguidores uma mensagem que recebeu. Por exemplo, você vê o iG Jovem dizendo algo bacana e quer que todos da sua lista, mesmo quem não segue o iG Jovem, vejam a mensagem. O que você faz? Posta uma mensagem assim: “RT @igjovem” e a mensagem exata que você leu. É como se fosse uma citação.

Via
Quando você encontra algo bacana no Twitter, mas acha que o texto pode ser melhorado ou deveria ser outro, você coloca a informação com as suas palavras e depois, no fim do texto, como se fosse uma assinatura, escreve “(via @igjovem)”, por exemplo.

Direct Message (DM)
É um e-mail que rola dentro do Twitter. Você quer falar algo pra alguém, mas ninguém pode ver? Essa é a maneira certa! É bastante usado quando você quer passar alguma coisa confidencial ou fazer algum comentário sigiloso.

Favoritos
Assim como você guarda no seu navegador os sites que mais gosta, você guarda no Twitter os comentários preferidos. Basta clicar na estrelinha que aparece ao lado direito a cada twittada, quando você pousa o mouse sobre ela.

#algumacoisa
Sempre que você encontrar esse jogo da velha antes de alguma expressão é porque foi criada uma tag. Algumas das populares são #prontofalei, que o pessoal usa quando faz uma confissão, como se estivesse segurando aquela informação há tempos, e a #followfriday, quando você indica quem é legal de ser seguido. Tudo pode virar uma tag, basta várias pessoas estarem falando do mesmo assunto.

Um comentário:

Carol disse...

Gosaria de abri uma conta no google.

E hora de rir

Postagens populares